quinta-feira, 8 de junho de 2017

RESENHA: Livro Depois Dos Quinze


Confesso que tenho um pouco de receio e geralmente torço o nariz para livros de blogueiras (que vieram em massa nos últimos anos, aliás), principalmente pelo fato de que elas não são escritoras, quer dizer, várias nem alimentam mais os blogs. Mas existe uma exceção: os livros da Bruna Vieira. Me lembro que ela e a Karol Pinheiro (alô, Karol com K) foram as primeiras influenciadoras digitais que conheci, mais ou menos em 2010. Lembro também de evitar o blog dela por achar o conteúdo muito maduro pra mim, que na época tinha apenas 11 anos.

Logo a puberdade chegou e os textos do Depois Dos Quinze de repente começaram a aparecer muito empáticos e reais, e comecei a visitar o blog praticamente todos os dias.

Esses dias cheguei muito antes da aula na faculdade, e fui matar tempo na biblioteca. Acontece que 95% dos livros são acadêmicos (dãã), e achei por acaso a seção de literatura. Assim que bati o olho no livro Depois Dos Quinze, o primeiro da trilogia Meu Primeiro Blog, comecei a devorar. Fui para as mesas de estudo e fiquei lá até chegar na centésima página.

O livro tem sinopse da Paula Pimenta, que faz uma resenha bem real.

A capa já informa sobre o que é o livro: crônicas e contos. Basicamente, o livro segue uma linha temporal da época em que a Bruna estava se mudando para São Paulo, depois temos alguns textos (alguns são claramente autobiográficos, outros ficamos na dúvida se é realmente só ficção – meu palpite é que ela mistura ideias com vivencias próprias), e por fim, uma história maior e mais elaborada. Ah, e é uma leitura super fácil e agradável de se fazer, também.

Vamos por partes:

Primeiros textos: São bem escritos, e tem mais cara de serem histórias reais. Muito curtos na minha opinião (a grande maioria nem ocupa uma página inteira), e alguns acabam sem ter um fim de verdade, sabe? Isso é uma característica da escrita dela, mas que me causa uma sensação do tipo “não, isso não pode acabar assim!”. Quando o texto fala sobre como foi deixar tudo para trás e seguir os seus sonhos, os textos causam uma impressão muito real para o leitor, o mesmo acontece quando ela nos conta sobre alguns episódios dos primeiros meses após deixar Leopoldina; quando ela fala sobre amizade, é muito, muito bonitinho! Mas quando ela fala de amor, ela fala. Parece que as palavras vem de uma mulher muito madura e com muita experiencia em relacionamentos, e realmente não dá pra acreditar que uma menina de 18 anos escreveu aquilo. Ela tem tanta personalidade!

Segunda parte dos textos: Aqui ela começa a dar espaço a sua imaginação, criando histórias muito diferentes da dela e até mudado o gênero do eu lírico. Como já falei antes, tenho a impressão de que mesmo nas histórias mais fictícias do livro, alguns detalhes são bem parecidos com alguns ensinamentos que a autora transmite na primeira parte da obra.

Conto final: Minha intenção não é dar spoilers, mas preciso dar alguns detalhes aqui. Quando as primeiras páginas começaram, esperei que fosse um conto maior do que os anteriores, e foi. A história toda é bem real e poderia ter acontecido com qualquer adolescente. Algumas partes da história eu já vivi aqui no mundo real, e, cara, é um saco. Enfim, a história acaba com mais uma característica da escrita da Bruna, pois não tem um final feliz. Quer dizer, não exatamente. Sabe aquela história “e foram felizes para sempre”? Se você for ler a este livro, esqueça essa história.

Em relação à escrita, é muito bem desenvolvida, e também muito jovem. O livro é pela editora Gutenberg; nunca tinha lido nada dessa. Geralmente os livros mais “famosos” são pela Intrínseca ou Arqueiro, né?


Vamos as notas?!

Capa: É linda! Retrata a Bruna e a sua cadelinha, e é tão fofa! Nota: 9,5
Diagramação: Ótima! Só encontrei um errinho (uma palavra que deveria estar no plural e está no singular), mas fora isso, deixou meu TOC bem tranquilo hehe Nota: 9,5
Páginas: Sinceramente, achei o couchê muito alto. Sem mentira, deve ser uns 250g. Um ponto positivo é que o texto é centralizado, então não rola aquilo de ficar amassando a folha pra ler os cantinhos. Nota: 8,5
Fonte: Os titulos são bem grandes, e eu gostei da fonte, o corpo também é um tamanho ok, o mesmo com a escolha da fonte. Nota: 10,0
Crônicas e contos: Eu amei. Só me deu mais vontade ainda de continuar aqui no blog! E pensar que ela tinha a minha idade quando publicou o livro! Nota: 10,0
Média: 39,5


O livro ainda tem uma sugestão de playlist feita pela Bruna, e também algumas fotos dela com frases bem legais!



Mal posso esperar para ler os próximos! E, claro, compartilhar a minha opinião sobre eles com vocês :) 

Nota sobre as imagens: somente uma é minha pois como emprestei da biblioteca o livro tá bem surrado. Retirei as imagens do blog Depois Dos Quinze.

Você encontra o livro para comprar aqui.

É isso aí, meus amores! Espero que tenham gostado dessa resenha, viu?! Me conta aí nos comentários se você já leu algum livro da série e o que achou!

Contato:
anacampagnnolo@gmail.com
@campagnoloana no Instagram
@anacampagnnolo no Twitter



Nenhum comentário:

Postar um comentário